Aspectos ambientais irritantes – Parte 2
30/06/2011 Deixe um comentário
Você sabia que existem diversas características do seu consultório ou pet shop que podem estar repercutindo negativamente em seus clientes? Neste artigo, analisaremos a segunda de duas categorias de problemas que irritam compradores: as variáveis do projeto ambiental de um estabelecimento.
O arranjo espacial e funcional do ambiente, incluindo sinalização, símbolos e artefatos, comunica a imagem da empresa de maneira explícita ou implícita.
O Responsável Técnico do seu estabelecimento deve estar ciente também de algumas variáveis do projeto ambiental, como armazenagem e arranjo correto de parasiticidas, shampoos e alimentos. Alimentos, por exemplo, não devem ficar próximos de produtos de estética, medicamentos ou substâncias potencialmente tóxicas em um pet shop. No banho e tosa, o RT deve estar atento à organização dos instrumentos e produtos de trabalho dos funcionários, de modo a facilitar seu manuseio e acesso.
São as variáveis do projeto ambiental mais desagradáveis para um cliente, segundo D’Astous apud Lovelock e Wirtz¹:
1) É difícil para o cliente achar o que procura;
Mantenha todas as mercadorias à vista, divulgue seus serviços; não espere que seu cliente pergunte no balcão se vocês oferecem um produto ou serviço determinado.
2) Orientações inadequadas ao cliente dentro da loja;
Placas e sinais devem corresponder ao que indicam dentro de seu estabelecimento.
3) Mudança no arranjo dos itens da loja;
Mudar frequentemente o arranjo dos produtos dentro de uma loja pode ser frustrante não apenas para clientes externos, mas também clientes internos.
4) Loja muito pequena;
A questão não é a metragem cúbica, mas o quão espremido você se sente em seu estabelecimento. Você tem produtos demais nas estantes? As pessoas conseguem circular livremente pelo ambiente? Lembre-se da regra de ouro: menos é mais.
Esperamos que você ponha em uso essas pequenas dicas em sua empresa.
Sucesso!
Animal Marketing
¹ LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 413 p.