Aspectos ambientais irritantes – Parte 2

Você sabia que existem diversas características do seu consultório ou pet shop que podem estar repercutindo negativamente em seus clientes? Neste artigo, analisaremos a segunda de duas categorias de problemas que irritam compradores: as variáveis do projeto ambiental de um estabelecimento.

O arranjo espacial e funcional do ambiente, incluindo sinalização, símbolos e artefatos, comunica a imagem da empresa de maneira explícita ou implícita.

O Responsável Técnico do seu estabelecimento deve estar ciente também de algumas variáveis do projeto ambiental, como armazenagem e arranjo correto de parasiticidas, shampoos e alimentos. Alimentos, por exemplo, não devem ficar próximos de produtos de estética, medicamentos ou substâncias potencialmente tóxicas em um pet shop. No banho e tosa, o RT deve estar atento à organização dos instrumentos e produtos de trabalho dos funcionários, de modo a facilitar seu manuseio e acesso.

São as variáveis do projeto ambiental mais desagradáveis para um cliente, segundo D’Astous apud Lovelock e Wirtz¹:

1) É difícil para o cliente achar o que procura;

Pet shop em Beverly Hills, CA, EUA

Mantenha todas as mercadorias à vista, divulgue seus serviços; não espere que seu cliente pergunte no balcão se vocês oferecem um produto ou serviço determinado.

2) Orientações inadequadas ao cliente dentro da loja;

Placas e sinais devem corresponder ao que indicam dentro de seu estabelecimento.

3) Mudança no arranjo dos itens da loja;

Mudar frequentemente o arranjo dos produtos dentro de uma loja pode ser frustrante não apenas para clientes externos, mas também clientes internos.

4) Loja muito pequena;

A questão não é a metragem cúbica, mas o quão espremido você se sente em seu estabelecimento. Você tem produtos demais nas estantes? As pessoas conseguem circular livremente pelo ambiente? Lembre-se da regra de ouro: menos é mais.

Esperamos que você ponha em uso essas pequenas dicas em sua empresa.

Sucesso!

Animal Marketing

¹ LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 413 p.

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: