10 tópicos que você deveria conversar com seus clientes
04/07/2011 Deixe um comentário
As suas interações com clientes são produtivas e educacionais? Ou suas habilidades de comunicação precisam ser aprimoradas? De qualquer maneira, tenha certeza de tocar nestes assuntos durante consultas.
A comunicação aberta entre veterinários e clientes é crucial para ajudar animais de estimação a ter uma saúde ideal. A Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA) recentemente divulgou uma lista dos 10 tópicos que donos de animais mais perguntam a seus veterinários durante uma consulta. Você, médico veterinário, pode estar apto a respondê-los, mas e a sua equipe? Eis a lista:
1. Resultados da avaliação física, incluindo uma avaliação de saúde bucal. Doenças dentárias são uma das causas mais comuns de problemas de saúde que animais podem manifestar, o que pode levar a problemas sérios.
2. Mudanças na dieta dos animais, nível de disposição, ingestão de água, excreção e comportamento. Qualquer um destes pode dar pistas importantes sobre a saúde.
3. “Caroços” e “bolotas”. Embora muitos dos “caroços” e “bolotas” não sejam um problema, alguns são causa de preocupação.
4. Cuidado com idosos. Se o animal tem mais de 7 anos de idade, ele está mais sujeito a problemas como artrite, doença cardíaca, renal, diabetes, problemas da tireóide e outros. A prevenção e detecção precoce dos problemas são chave para uma vida maior e melhor para o animal.
5. Vacinações. São essenciais e devem estar de acordo com o estilo de vida do animal de estimação.
6. Peso. O animal está obeso, e caso positivo, como ele pode retornar a um peso sadio?
7. Nutrição. Que tipo de comida o animal deveria comer? Qual o tamanho das porções? E a idade influi na alimentação?
8. Cuidados em caso de emergência, e onde ir quando as coisas dão errado ou depois do horário de funcionamento da clínica.
9. Comportamento adequado e socialização. Abrigos relatam que treinamento e socialização inadequados – e os problemas comportamentais derivados disto – são as razões mais comuns de doações de animais.
10. A prevenção de parasitas e controle de vermes cardíacos, pulgas, carrapatos e vermes intestinais como lombrigas e tênias de maneira adequada para a região do país.
Tenha certeza que os clientes possuem uma boa compreensão de cada um destes tópicos. Se eles não tem, é hora de conversar.
Traduzido e adaptado de DVM 360.
O esclarecimento do cliente e educação do público em geral não é apenas uma maneira de valorizar o profissional, mas também faz parte do papel do médico veterinário na sociedade.
Você educa seu cliente humano? Sua equipe está habilitada a dar um mínimo de orientação a seus clientes?
Você “previne o fogo”? Ou “apaga incêndios” no seu dia a dia?
Sucesso!
Animal Marketing