Seu Banho e Tosa é um pesadelo? – Parte 1
09/07/2011 Deixe um comentário
É muito comum clínicas e pet shops terem em sua oferta de serviços um salão de banho e tosa para cães e gatos. Tão comum que, dependendo da gestão da empresa, o banho e tosa é o que mantém o negócio no azul, não é mesmo?
O serviço de banho e tosa (daqui para a frente vamos nos referir a ele como B&T) é algo aprendido empiricamente por aqueles veterinários que decidem ter uma clínica e se vêem na “necessidade” de instituir um B&T. Esta “necessidade” não deve ser vista de forma nenhuma como algo ruim – o problema é que frequentemente o administrador do B&T, muitas vezes o próprio clínico, não recebeu instrução nenhuma de como lidar com o serviço, os funcionários e muito menos os clientes nesta área do Mercado Pet.
De muitas formas, o B&T é um serviço extremamente rentável se bem administrado. Contudo, quando mal administrado, o serviço pode se tornar um pesadelo por diversos motivos:
– Acidentes com animais e funcionários
– Funcionários irresponsáveis e descompromissados com o serviço
– Atrasos de serviço terrivelmente longos para o cliente
– Pulgas e carrapatos endêmicos no ambiente, e reclamações de animais que voltaram para casa com carrapatos
– Fugas de animais do banho e tosa, com consequências desastrosas
– Táxi-dog com itinerários problemáticos e alta despesa de manutenção
– Clientes que reclamam do serviço, do preço ou que simplesmente gostam de reclamar
– Morte de um animal durante o banho ou tosa
– Etc.
Tudo isto é fatal para o seu negócio. Se você experimenta estes problemas regularmente, você pode ter certeza que está com altíssima taxa de evasão de clientes, e desta maneira, muito longe do potencial do seu negócio.
Estes problemas, é importante notar, são um mero reflexo de problemas ainda maiores, sintomas secundários de uma doença grave na sua empresa.
É interessante deixar claro desde já que não existem “receitas de bolo” se tratando de uma prestação de serviços. Da mesma forma que uma patologia em um animal específico, sua equipe é única, seu público também. O tratamento de qualquer doença exige o amplo estudo de sintomas para que se chegue a um diagnóstico; não é muito diferente com um negócio.
Nesta série de posts, iremos abordar maneiras básicas de confrontar situações problemáticas, “pepinos” que aparecem sempre na rotina de um B&T. Contudo, se a cultura empresarial do seu negócio não for seriamente repensada, estas dicas serão um mero paliativo para uma doença enraizada profundamente na empresa.
No próximo post: como otimizar o seu B&T e prevenir os problemas acima citados!
Sucesso!
Animal Marketing