Seu Banho e Tosa é um pesadelo? – Parte 1

É muito comum clínicas e pet shops terem em sua oferta de serviços um salão de banho e tosa para cães e gatos. Tão comum que, dependendo da gestão da empresa, o banho e tosa é o que mantém o negócio no azul, não é mesmo?

O serviço de banho e tosa (daqui para a frente vamos nos referir a ele como B&T) é algo aprendido empiricamente por aqueles veterinários que decidem ter uma clínica e se vêem na “necessidade” de instituir um B&T. Esta “necessidade” não deve ser vista de forma nenhuma como algo ruim – o problema é que frequentemente o administrador do B&T, muitas vezes o próprio clínico, não recebeu instrução nenhuma de como lidar com o serviço, os funcionários e muito menos os clientes nesta área do Mercado Pet.

De muitas formas, o B&T é um serviço extremamente rentável se bem administrado. Contudo, quando mal administrado, o serviço pode se tornar um pesadelo por diversos motivos:

– Acidentes com animais e funcionários

– Funcionários irresponsáveis e descompromissados com o serviço

– Atrasos de serviço terrivelmente longos para o cliente

– Pulgas e carrapatos endêmicos no ambiente, e reclamações de animais que voltaram para casa com carrapatos

– Fugas de animais do banho e tosa, com consequências desastrosas

B&T da Animal Mix em Ribeirão Preto - SP

– Táxi-dog com itinerários problemáticos e  alta despesa de manutenção

– Clientes que reclamam do serviço, do preço ou que simplesmente gostam de reclamar

– Morte de um animal durante o banho ou tosa

– Etc.

Tudo isto é fatal para o seu negócio. Se você experimenta estes problemas regularmente, você pode ter certeza que está com altíssima taxa de evasão de clientes, e desta maneira, muito longe do potencial do seu negócio.

Estes problemas, é importante notar, são um mero reflexo de problemas ainda maiores, sintomas secundários de uma doença grave na sua empresa.

É interessante deixar claro desde já que não existem “receitas de bolo” se tratando de uma prestação de serviços. Da mesma forma que uma patologia em um animal específico, sua equipe é única, seu público também. O tratamento de qualquer doença exige o amplo estudo de sintomas para que se chegue a um diagnóstico; não é muito diferente com um negócio.

Nesta série de posts, iremos abordar maneiras básicas de confrontar situações problemáticas, “pepinos” que aparecem sempre na rotina de um B&T. Contudo, se a cultura empresarial do seu negócio não for seriamente repensada, estas dicas serão um mero paliativo para uma doença enraizada profundamente na empresa.

No próximo post: como otimizar o seu B&T e prevenir os problemas acima citados!

Sucesso!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: