Aprendendo a equilibrar carreira com estilo de vida

10 dicas de um expert
Por James M. Lewis

INDIANAPOLIS, IN, EUA — Ele praticou a medicina veterinária por 38 anos, a maior parte do tempo como cirurgião, mas se alguém em uma festa o perguntar o que ele faz da vida, o Dr. Derrel Elkins é tão capaz de responder “criador de ovelhas” como “veterinário”.

Isto se dá não apenas porque criar ovelhas é “provavelmente o que mais tenho orgulho de fazer”, mas também por que Elkins pratica o que prega – que a escolha de carreira de uma pessoa não deveria definir essa pessoa, e que é possível para um veterinário ter uma vida plena e satisfatória além da labuta diária na clínica ou hospital.

Ele gostaria que os estudantes de veterinária soubessem disso, antes de começarem em suas carreiras escolhidas.

Como quem quer provar algo, Elkins, que divide seu tempo entre duas clínicas de cirurgia veterinária – o Veterinary Specialty Center LLC em Indianapolis, e outra clínica próxima a Murray, KY – pode também tomar o título de palestrante/consultor, autor e gerente-assistente de pousada. A pousada de fim-de-semana é o negócio de sua esposa Jan, em seu lar em Benton, KY. Eles também possuem uma casa em Indianapolis e dividem seu tempo entre elas.

A DVM Newsmagazine pediu a Elkins dez dicas sobre como aproveitar a vida além do confinamento do trabalho, para estudantes de veterinária.

Eis a sua lista. Ele acresce que os pontos não estão em ordem de importância, e que na verdade possuem o mesmo valor:

1: Imponha limites para si mesmo.
“No passado, semanas de 60 e 70 horas de trabalho pareciam a regra para muitos de nós, mas isso não é mais realista”, diz Elkins. “Decida com antecedência quanto tempo que você dedicará à medicina – sejam 35 ou 40 horas por semana, quatro dias por semana, talvez você queira descansar nos fins-de-semana, ter flexibilidade de horários, seja o que for – e mantenha o plano em vista. Sua carreira é uma maratona, então não comece o percurso já com um pique ou você se esgotará.”

2: Aprenda a dizer “não”.
“Pode ser mais difícil para pessoas jovens que estão começando e tentando construir uma certa imagem se imporem ao dizer “não, eu não posso fazer isto hoje”. Elas devem tornar o “não” parte do seu vocabulário já de início sem culpas, e devem saber quais são os limites em suas vidas pessoais e profissionais. Caso contrário eles não poderão impor limites, e algumas pessoas podem tomar proveito disso.”

Processo contínuo: Tornar uma carreira veterinária mais realizadora pela tentativa de aprender algo novo todos os dias, de cada caso, diz um expert.

3: Separe tempo para si mesmo todos os dias.
“Como profissionais de saúde, damos muito de nós mesmos para os outros, então precisamos de tempo para recuperar. Dê a si mesmo cerca de uma hora todos os dias para uma pausa física ou mental. Dê uma caminhada. Feche sua porta e escute música ou leia um livro. É necessário descontrair e se distrair da vida profissional.”

4: Entenda que a escolha de ser feliz todos os dias é sua.
“Ninguém pode nos deixar tristes ou deprimidos. Precisamos tomar responsabilidade pelo que acontece conosco, seja em um dia bom, ruim ou normal, e lidar com isto”, diz Elkin. “É possível transformar um dia normal em um dia extraordinário apenas pela forma que reagimos às coisas, incluindo adversidades.”

5: Dinheiro não significa felicidade.
“Boa parte de nós não entra na profissão pelo dinheiro. Atualmente a dívida estudantil nos EUA é um grande problema, então precisamos aceitar o fato que provavelmente não ficaremos ricos. Mas até mesmo ganhadores de loteria frequentemente não estão felizes um ano depois do prêmio. Nossa felicidade depende do nosso foco nas razões de termos nos tornado veterinários.”

6: Nunca deixe de aprender.
“Hoje há um fluxo tão grande de informações que a sua formação pode se tornar quase antiquada em um ano. Aprenda algo novo todos os dias em cada caso. Leia regularmente artigos e periódicos profissionais, faça cursos de extensão, qualquer coisa que o mantenha alerta mentalmente. Caso contrário o mundo vai embora diante dos seus olhos.”

7: Selecione uma área de interesse e expanda o seu conhecimento, permitindo-o ser indicado.
“Nem todo mundo pode ser um especialista, mas se você escolher uma área de interesse em particular e investir apenas uma hora diária neste assunto por um ano, concentrando-se nisto, lendo e participando de cursos, você pode se tornar um semi-expert. Então, mesmo dentro de uma clínica grande, você será a referência e pode dizer a todos, ‘não sou um especialista, mas já lidei com diversos casos como este, e eu tenho o equipamento.’ Aí você construiu para si mesmo um ótimo nicho profissional.”

8: Compreenda que ser um médico veterinário é o que você faz para se manter.
Somente e apenas isso. “Lembre-se constantemente que isto é apenas o seu ganha-pão, que você é uma pessoa com interesses e papéis fora da profissão – seja de pai, professor, atleta, músico, qualquer coisa – e você será a mesma pessoa muito tempo depois. Aqueles que permitem à profissão definir quem eles são muito frequentemente possuem dificuldades em se adaptar após a aposentadoria.”

9: Exercícios físicos diários são imperativos para o alívio de estresse.
“É frequentemente provado que o exercício físico é uma das melhores válvulas de estresse. Somos de menor interesse para a família e colegas se negligenciamos o exercício. Faça agum tipo de exercício parte da sua rotina diária – seja do tipo competitivo como jogar tênis, ou atividades solitárias como nadar ou correr.”

10: Mantenha o senso de humor.
“Eu menciono isto por último, mas é provavelmente um dos mais importantes”, diz Elkins. “Mantenha a sua seriedade sobre as coisas, mas também tente levar menos a sério os acontecimentos e não se aborreça. Aprecie as pessoas. Procure enxergar o humor, aprenda a rir de si mesmo e seus erros. Este tipo de espírito será contagiante para a equipe inteira, e uma equipe feliz é muito mais eficiente.”

Traduzido e adaptado de DVM 360.

Mais do que vender serviços, o principal objetivo da aplicação do marketing na clínica de pequenos animais é aumentar a qualidade de vida do médico veterinário. Valorize-se!

Ótima semana!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: