Má educação é prejudicial para a produtividade de funcionários

Colegas de trabalho, gerentes ou líderes rudes e desestimuladores podem ter impacto negativo no comprometimento e produtividade de funcionários, confirmou um estudo.

A pesquisa descobriu que um em cinco funcionários passam por um incidente de má educação no trabalho uma vez por mês.

“Colegas rudes e desestimuladores são aqueles que questionam o seu julgamento, excluem você de acontecimentos, o interrompem quando você está falando, fazem comentários de desprezo, omitem informação ou desprezam suas idéias”, disse o autor de psicologia organizacional e co-autor do estudo, Dra. Barbara Griffin da University of Western Sydney.

“Este comportamento é mais sutil e difuso do que o bullying direto, que é focado e ocorre mais frequentemente, mais ainda possui grande impacto no comprometimento de um funcionário, incluindo se você permanece em uma organização, fala positivamente de seu emprego ou faz um algo mais. Pode também causar distress psicológico e má saúde física.”

“Nosso estudo demonstrou que mesmo o comentário rude eventual é o bastante para reduzir o comprometimento e fazê-lo sentir menos aplicado no seu emprego.”
O Dr. Griffin declarou que a pesquisa tem aplicações extensas nas empresas australianas.
“Sabemos que o baixo comprometimento dos funcionários afeta a produtividade e satisfação do cliente, e aumenta a rotatividade da equipe”, declarou o Dr. Griffin.
“Níveis superiores de gerência podem solucionar o problema modelando o bom comportamento e criando uma atmosfera onde as pessoas sentem que estão sendo tratadas de maneira justa. Criar procedimentos para lidar com comportamento rude, e garantir que estas políticas estão claras para todos os funcionários é também vital.”

O estudo, “Destrato interpessoal no trabalho: impacto no comprometimento de funcionários” foi realizado em conjunto com a pesquisa Best Employer da  Hewitt Associates, com mais de  54.000 funcionários de 179 organizações entre Austrália e Nova Zelândia.

O Dr. Griffin oferece as seguintes dicas para lidar com colegas mal-educados:

1. Não devolva o mesmo comportamento. Reagir com ações similares pode se tornar uma espiral crescente de comportamentos agressivos.

2. Se as circunstâncias permitirem, converse com a pessoa e diga a ela que você considera o comportamento ofensivo.

3. Entenda as políticas e procedimentos de sua organização. Se a situação piorar, você pode relatar o comportamento ofensivo de maneira oficial.

Traduzido e adaptado da Australian Psychological Society.

Invista na saúde emocional da sua equipe. Uma equipe feliz é mais produtiva, e consequentemente, mais lucrativa!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: