Dicas para apoiar proprietários entristecidos de animais

Pelo Argus Institute

Embora a sociedade ainda precise reconhecer a perda de um animal de companhia como uma perda válida, o pesar que proprietários de animais sentem nas mortes de seus animais é muito real, e pode ser sufocante. As reações dos proprietários à perda de um animal são frequentemente tão emotivas quanto as respostas de pesar que acompanham a perda de um amigo humano ou membro familiar. Proprietários enlutados relatam rupturas em suas vidas, papéis profissionais e outros relacionamentos devido aos seus sentimentos de tristeza.

A tristeza é uma das emoções mais naturais e normais que podemos sentir, e no entanto é uma das mais incompreendidas. Já que a tristeza frequentemente envolve sentimentos muito dolorosos e difíceis, a maioria de nós pensa que nossa tristeza é errada ou “maluca” de alguma forma. Nada poderia ser mais distante da verdade. A tristeza é uma reação psicológica muito saudável, que exige expressão e aceitação. Tentativas de reprimir sentimentos de tristeza podem, algumas vezes, na verdade prolongar o processo de cura.

Nosso desconforto com a tristeza vem de uma variedade de fontes, mas pode frequentemente ser ligado à maneira que nossas próprias famílias lidam com a perda, e como a sociedade em geral reage a uma pessoa enlutada. Infelizmente, muitas das respostas que ouvimos reforçam a noção que a tristeza é uma aberração, e perpetuam o mito que ela deveria ser evitada e expressa apenas entre quatro paredes. As seguintes são simples sugestões para apoiar alguém lamentando a morte de um animal de companhia.

FAÇA:

Envie condolências, como um cartão, uma carta, uma ligação ou flores.

Escute e normalize atentamente o lamento da pessoa, assim como qualquer culpa que ela possa sentir.

Use o nome no animal, e crie oportunidades para o enlutado falar e recordar de histórias.

Dê aos proprietários permissão para lamentarem de sua própria maneira e ao seu tempo.

Encoraje o proprietário enlutado a prestar honras e memorializar seus animais falecidos.

Encoraje clientes a buscarem apoio de amigos, família, colegas de trabalho, comunidade espiritual/religiosa, etc.

NÃO FAÇA:

Não recompense as respostas mais insalubres à perda de um animal, como estoicismo e evasão, ao dizer coisas como, “você precisa ser forte agora”, ou “tente se manter ocupado”.

Não encoraje a “substituição” imediata do animal falecido.

Não encoraje o proprietário do animal a imediatamente remover brinquedos, ração e tigelas de água, camas, etc.

Não minimize a dor do enlutado ao dizer coisas como “conte suas bênçãos”, ou “você ainda tem outros animais”, ou “se você olhar ao redor sempre vai encontrar alguém pior do que você.”

Não encoraje estratégias negativas para lidar com a situação ou alterações súbitas, como apelar ao álcool ou se mudar para outro bairro ou cidade.

Não ponha a tristeza em uma agenda, nem espere que ela desapareça da noite para o dia (por exemplo, “já fazem três meses hoje. Não era para você já ter superado?”)

Traduzido e adaptado de Argus Institute – Colorado State University Veterinary Teaching Hospital

O médico veterinário e sua equipe são fundamentais no processo inevitável de luto do proprietário por seu animal, e devem saber lidar com a situação de uma maneira profissional e compreensiva.

Qual foi o último treinamento que você recebeu a respeito disso?

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: