10 reclamações de proprietários de animais que realmente incomodam veterinários

Por Patty Khuly

Em uma coluna para o jornal USA Today, não pude evitar de demonstrar as formas que certos clientes dispõem para incomodar com seus protestos. Tive uma semana caótica, então a coluna meio que se escreveu sozinha e se enviou por e-mail antes que tivesse chance de recuar. Isto é sempre ruim.

Pelos meus esforços, fui presenteado com e-mails depreciativos e comentários sobre a minha compaixão com clientes, de pessoas dizendo que nunca gostariam de visitar um veterinário que pense tão mal deles. Hmm, pensei…talvez eles estejam certos, e eu tenha sido duro. E talvez não.

Alguns proprietários de animais me roubam a paciência. São aqueles cujos lamentos, gemidos e mãos se contorcendo exageradamente fazem com que eu e minha equipe queira torcer seus pescoços. Vocês sabem quem eles são. Eles não são seus favoritos, tampouco. Eles são igualmente dispostos a devolver comida em restaurantes e rotineiramente declarar guerra a quem quer que esteja atrás de um balcão. Cansativo, não?

Em um ambiente veterinário, tais chorumelas exibem formas específicas. Como uma tentativa de exorcisar os demônios de uma semana difícil (e para o seu entretenimento, claro), eis uma lista das reclamações mais comuns de proprietários de animais que escuto.

1. O lamento do animal grátis
“Este [insira espécie aleatória] GRÁTIS está me custando centenas de dólares!”

Preciso explicar por que esse choro soa como unhas em um quadro negro?

2. Negação da extração dentária

“Mas tive cães a minha vida inteira e nunca nenhum precisou de toda essa odontologia cara – e todas essas extrações!”

Você tem certeza disso?

Estes proprietários querem que seus animais mantenham os dentes, mas não possuem vontade ou capacidade de fazer o que é necessário para cortar o mal pela raíz. Tampouco estão dispostos a aceitar que algumas doenças simplesmente estão além do nosso controle.

3. O protesto do animal doente
Um corolário ao número dois:

“Por que todos os meus animais ficam doentes?”
“Como pode?”
“O que você vai fazer?”
“Por que ele não está melhorando?”

Para os quais só posso responder, “com a sua ajuda, faremos o máximo para recuperar seus animais. Só podemos fazer até onde nossa tecnologia e a sua cooperação (fundos, algumas vezes) permitem.”

Entendo esse protesto, realmente entendo, parcialmente por que minha família animal é comumente atingida por todo tipo de problemas bizarros e estressantes que nem sempre são tratáveis. Mas para se queixar do veterinário, como se fosse efetivamente culpa dele que o seu animal contraiu a doença X (como muitos clientes fazem), é completamente injusto e altamente contraprodutivo.

4. O choro da obesidade
“Mas ela não come nada! Como vou fazer ela perder peso?”

Não sei, mas algo na cintura dela me diz que você está a alimentando demais, independente do que você considera uma quantidade razoável.

5. O lamento do pêlo perdido
“Por que você cortou os pêlos entre os dedos?” ou, “você precisava raspar todo esse pêlo só para o ultrassom na barriga?”

Acorde: é apenas pêlo!

6. Ela vomitou pelas últimas duas semanas, mas preciso de uma consulta AGORA
É facil dizer “sua emergência não é nosso problema!”, mas a realidade é o oposto, já que não é culpa do paciente que seu dono tenha esperado até o último minuto.

7. “Encontrei ela no meio da rua…posso deixar ela com vocês?”
Por mais que eu queira ajudar (e irei), isso não é um abrigo. E espero que você também faça a sua parte.

8. “Preciso acertar isso com vocês…”
O que é um pedido perfeitamente aceitável que a maioria de nós pode acomodar de uma forma ou outra (CareCredit é o plano de financiamento que nosso hospital usa). Mas esperar pagar do jeito que você bem entende é outra história. Afinal de contas, um hospital veterinário não deveria fazer papel de plano de saúde e banco.

9. O pesadelo do filhote de pet shop
Você poderia ficar surpreso com a negatividade que recebo de alguns proprietários quando explico os muitos problemas que a compra “bem pesquisada” pela internet de filhotes de “alta qualidade” possui. Tudo de doenças congênitas de olho e sopros cardíacos a doenças hereditárias de articulação…as pessoas podem ficar mal-humoradas.

Mas eu sou apenas o mensageiro!

10. Impaciência não é uma virtude
Quando você aparece vinte minutos depois do seu horário e espera ser atendido rapidamente…bem…digamos que suas expectativas não são realistas.

***

Então, dá pra dizer que tive uma semana ruim? Mesmo assim, talvez eu devesse seguir o meu próprio conselho e manter meus resmungos para mim mesmo, mas agora é tarde.

O que você acha? Fui longe demais?

Traduzido e adaptado de care2.com

E você, como lida com clientes problemáticos aqui no Brasil? Em breve, um artigo nacional sobre o assunto!

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2 Responses to 10 reclamações de proprietários de animais que realmente incomodam veterinários

  1. laura says:

    ô my good God, quanta reclamação, tenho meu pet e todos sabem que fazem parte da família, não entendo o por quê de tanta reclamação, se não houvesse pets não haveriam veterinários mas se não houvessem esse seria muito difícil ter nossos amiguinhos. Onde a demanda deve haver boa oferta pelo menos procuro pela melhor oferta.

  2. laura says:

    até entendo suas queixas, até achei um exagero por parte dos clientes, mas toda profissão tem seus espinhos senão que graça haveria em um mundo tão perfeito, reflita um pouco também faz parte da vida em sociedade.

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