9 Coisas que Motivam Mais os Funcionários do que Dinheiro

Não mostre a eles o dinheiro (mesmo que você tenha). Eis nove maneiras melhores de incrementar a moral.

A habilidade de motivar funcionários é uma das maiores que um empreendedor pode ter. Há dois anos, percebi que eu não tinha ela, e então contratei um CEO que tinha.

Josh tinha 12 anos de experiência no mundo corporativo, que incluía gerenciar um dos departamentos principais na Comcast. Eu sabia que ele era experiente, mas ainda estava cético no começo. Estávamos passando por algumas dificuldades, e pensei que nosso pouco dinheiro tornaria extremamente difícil melhorar da moral da empresa.

Eu estava errado.

Com a ajuda dele e a dos grandes líderes de equipe que ele pôs no lugar, Josh não apenas reconstruiu a cultura, mas também criou uma equipe apaixonada e trabalhadora, que possui tanto compromisso de crescer e melhorar a companhia como eu.

Aqui estão nove coisas que aprendi com ele:

  1. Seja generoso com elogios. Todos querem, e é uma das coisas mais fáceis de dar. Ademais, elogios do CEO são mais eficientes que você pensa. Elogie cada melhoria que você ver a sua equipe fazendo. Quando você estiver confortável ao elogiar individualmente seus funcionários, tente elogiá-los na frente dos outros.
  2. Livre-se dos gerentes. Projetos sem gerentes de projetos? Não soa muito certo! Tente. Remover a liderança ou supervisão de um projeto, e delegar à sua equipe trabalharem como um time, ao invés de todos responderem a um indivíduo pode fazer maravilhas. Pense, o que é pior do que decepcionar seu supervisor? Decepcionar sua equipe! Permitir que as pessoas trabalhem como um time, em um nível de igualdade com seus colegas, frequentemente produzirá projetos melhores mais rápido. As pessoas chegarão cedo, irão embora tarde e dedicarão mais energia para resolver problemas.
  3. Torne suas idéias deles. As pessoas odeiam ouvir sobre o que fazer. Ao invés de falar a elas o que você quer feito, pergunte a elas de uma maneira que as faça sentir que tiveram a idéia. “Eu gostaria que você fizesse assim” se torna “você acha que é uma boa idéia fazer assim?
  4. Nunca critique ou corrija. Ninguém, e eu falo sério, ninguém quer ouvir que eles fizeram algo de errado. Se você está procurando algo desmotivador, é isso. Tente uma abordagem indireta para fazer com que as pessoas melhorem, aprendam com seus erros e os corrijam. Pergunte, “essa foi a melhor maneira de abordar o problema? Por que não? Você tem alguma idéia de como poderia ter feito diferente?” Assim você tem uma conversa e discute soluções, ao invés de apontar o dedo.
  5. Faça de todos um líder. Destaque as virtudes dos seus melhores funcionários, e informe-os que pela sua excelência, você quer que eles sejam um exemplo para os outros. Você aumentará o nível esperado, e eles serão motivados a manterem o papel de liderança.
  6. Leve um funcionário para almoçar uma vez por semana. Surpreenda-os. Não anuncie que você está estabelecendo uma nova política. Literalmente vá a um de seus funcionários, e o convide para um almoço. É uma maneira fácil de lembrá-los que você nota e aprecia seus trabalhos.
  7. Dê reconhecimento e pequenas recompensas. Essas duas coisas vem de muitas maneiras: dê uma salva de aplausos para alguém na empresa que tenha realizado algo importante. Faça concursos ou jogos internos, e registre os resultados em um quadro que todos possam enxergar. Recompensas tangíveis que não quebrem o banco também podem funcionar. Tente coisas como jantar, troféus, serviços de spa e placas comemorativas.
  8. Dê festas da empresa. Fazer coisas como um grupo pode ir longe. Tenha um piquenique da empresa. Organize festas de aniversário. Faça um happy hour. Não espere até as férias para fazer uma atividade dessas; organize eventos ao longo do ano para lembrar a equipe que vocês estão no mesmo barco.
  9. Compartilhe as recompensas – e a dor. Quando a sua empresa estiver bem, celebre. É a melhor época para que todos saibam que você é grato pelo trabalho duro. Faça o possível para mostrar o quão longe você irá quando as pessoas ajudam a sua empresa a ter sucesso. Se houverem decepções, compartilhe essas também. Se você espera alta performance, a sua equipe merece saber onde a sua empresa se encaixa. Seja honesto e transparente.

Ilya Pozin fundou sua primeira empresa, Ciplex, com 17 anos. A agência de criatividade e marketing digital serve pequenas empresas e startups. A Ciplex tem sua matriz em Los Angeles, com escritórios em Nova Iorque, Jerusalém, Sérvia e Alemanha, e recebeu o prêmio Inc.500/5000 por dois anos consecutivos. Em 2010, Ilya contratou um novo CEO e se tornou Presidente/CMO para que pudesse se focar em construir novas empresas. Originário da Rússia, ele atualmente reside em L. A. com sua esposa e filha.

Traduzido e adaptado de Inc.com

Ótima semana!

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