Dez coisas que só os maus chefes dizem

Ajuda, encorajamento e confiança são termos estranhos aos maus chefes. Agarrados aos pequenos poderes, vêem a posição que ocupam como um meio de se afirmarem perante os outros, a maior parte das vezes em detrimento de um melhor ambiente de trabalho e maior produtividade. Aqui ficam as dez piores coisas que os maus chefes são capazes de dizer. Frequentemente.

1. Se você não quer este trabalho, tem quem queira. Os bons chefes sabem que o sucesso dos seus negócios passa, principalmente, pela existência nas empresas de bons recursos humanos. Por isso, fazem o possível para se rodearem pelos melhores, estimulando-os. Já os maus gostam de lembrar constantemente quem são eles quem manda e que rapidamente conseguem outra pessoa para fazer determinado serviço.

2. Não pago você para pensar. Isto é o que costuma dizer um mau chefe quando despreza uma ideia sugerida por um empregado. Geralmente, são pessoas que não sabem trabalhar em equipe e terminam a discussão com algo do tipo “faz o que eu disse e só”. A vida é muito curta para trabalhar com alguém que pensa assim.

3. Não quero ver você em redes sociais no horário de trabalho. Os grandes chefes há muito perceberam que o relógio não pode determinar a forma como se trabalha. Atualmente, os trabalhadores qualificados vivem, dormem e comem no trabalho. Cada vez mais lhes sobra pouco tempo para a vida familiar, mas como não são robôs precisam de intervalos durante o dia, para ver o que acontece no Facebook ou no Orkut. Os maus não percebem isso. Acham que é apenas o lazer a sobrepor-se ao trabalho. O que está errado.

4. Vou levar isso em consideração. Há expressões que nunca usamos na vida real, só mesmo nos negócios. O “vou levar isso em consideração” significa, para um mau chefe, algo como “sai daqui e não fale comigo sem eu pedir”. Dito de outra forma: “Não vou fazer nada do que você sugeriu e quero que fique sabendo que suas opiniões para mim valem zero”. Termina por dar mau resultado.

5. Quem te deu autorização para fazer isso?

     As pessoas que vivem obcecadas com as hierarquias e as autorizações superiores devem ser evitadas a todo o custo. Não contribuem para a produtividade e têm uma visão carreirista do trabalho. Quem chefia desta forma é, regra geral, avesso à inovação e à capacidade de resolver os imprevistos no momento.

6.Pare o que você está fazendo e faça isto imediatamente. Os bons chefes usam esta premissa muito ocasionalmente e apenas em situações de verdadeira emergência. Os mais fracos fazem-no todos os dias, esquecendo as dúzias de tarefas que já ficaram para trás por causa destas ordens…

7.Não me traga problemas. Traga soluções. Este princípio tem origens nobres, ancoradas da percepção de muitas empresas de que os seus funcionários podiam contribuir ativamente para a resolução na hora de problemas que surgem todos os dias. Mas para os maus chefes, esta expressão significa “não me chateie. Se vira”, mesmo que o funcionário em causa não tenha as qualificações exigidas para solucionar o problema.

8. Acho que isso é um problema pessoal. Quando um chefe não consegue identificar determinados comportamentos que podem pôr em causa a harmonia no local e na equipe de trabalho e identifica algumas situações como “problemas pessoais”, pode estar arranjando um ovo com espinhos. Quem lida com pessoas deve saber onde está a fronteira entre o pessoal e o profissional e, mais importante, quando se cruzam. Um chefe que não tem essa perspicácia demonstra pouca capacidade de liderança.

9. Tenho algo a falar para você… e todos pensam o mesmo. Os bons chefes sabem o momento exato e como devem fazer sentir aos funcionários o que sentem sobre o seu trabalho. Já os maus, nunca elogiam, preferindo carregar nas críticas negativas. Os ainda piores juntam a isso o fato de pensarem que o resto da organização pensar o mesmo. Isto faz com que o trabalhador comece a não confiar em ninguém à sua volta e que todos o odeiam. Pelo menos até alguém lhe dizer que o mesmo chefe já fez o mesmo com outras pessoas.

10. Hoje em dia, você tem sorte de ter emprego. O mais engraçado nos chefes que costumam dizer isto é que nunca pensam na sorte que eles próprios têm em estar empregados. Em um ponto em que o Brasil, por exemplo, tem cerca de 7% de desemprego, é o mesmo que dizer a alguém “não acredito que você consegue se manter entre os 97% da população ativa”. É um verdadeiro insulto e, pior, uma tremenda falta de visão empresarial. Quem vive amedrontado tende a subestimar o potencial do funcionário.

Ponto final: Um chefe que não sabe dizer a palavra exata no momento certo, não contribui para a produtividade e para um bom ambiente de trabalho.

Adaptado de dinheirovivo.pt

E você, é um bom chefe?

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: