Universidades não preparam alunos para empreender

A falta de cursos práticos é uma das principais deficiências dos estudantes brasileiros, aponta pesquisa da Endeavor

Por Fabiana Pires, da Revista Época

Quase dois terços dos alunos universitários entrevistados afirmaram ter o desejo de se tornar empreendedor
A maior parte dos estudantes universitários brasileiros não está preparada para empreender. As universidades do país ainda carecem de cursos nessa área. A constatação é de uma pesquisa feita pela Endeavor, entidade dedicada a difundir o empreendedorismo em todo o mundo.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (12/01), foi realizado com 604 estudantes de 16 universidades do país. Aproximadamente dois terços dos entrevistados afirmaram ter o desejo de se tornar um empreendedor, mas apenas 33% dizem ter feito algum curso para aprender mais sobre o assunto. Quando a questão é ler livros de empreendedorismo, o número cai para 31%.

Um dos possíveis motivos para a falta de interesse em aprender mais sobre empreendedorismo é a falta de cursos que abordem o tema de maneira mais prática. Essa é uma característica comum não só no Brasil, mas no mundo também.

Professores de 16 universidades brasileiras e de 80 instituições internacionais foram questionados sobre os métodos mais utilizados no ensino do empreendedorismo. A resposta foi que os cursos são teóricos e muito elementares, apenas para dar uma introdução ao assunto. Enquanto no resto do mundo os estudantes fazem excursões com o objetivo de entrar em contato e conhecer novos negócios, no Brasil os alunos têm apenas cursos de criatividade e inovação.

Os professores afirmaram também que a maior parte das universidades brasileiras recebe menos recursos para oferecer a matéria do que as instituições de ensino ao redor do mundo. No exterior, esse dinheiro extra é direcionado para investimentos em centros e na contratação de professores de empreendedorismo.

Homens x mulheres
A pesquisa também aponta que o desejo de se tornar empreendedor é mais comum entre homens do que entre mulheres. Mais de 58% dos entrevistados do sexo masculino concordou com a afirmação de que gostariam de abrir o próprio negócio. Entre as entrevistadas, a porcentagem foi de 51,4%.

Segundo o estudo, as mulheres investem menos tempo aprendendo como abrir uma empresa e também economizam menos com o objetivo de empreender. Além disso, os homens seriam mais confiantes do que elas para encontrar maneiras de conseguir o que querem, manter a calma e encontrar soluções quando estão em apuros. Por outro lado, os especialistas apontaram as mulheres como mais capazes de focar em seus objetivos e alcançá-los.

Do site da Revista Época

É interessante perceber que a dificuldade em empreender não é exclusiva da Medicina Veterinária, mas sim onipresente. Seja você estudante universitário ou não, não deixe de buscar conhecimentos de gestão e empreendedorismo. Busque o diferencial!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: