Veterinários Estrangeiros nos EUA

Por Chris Bern

Armando enviou essa pergunta que traz um assunto interessante para discussão

Estou planejando me mudar para Houston, Texas. Minha namorada, que se formou em veterinária na Costa Rica, está planejando se mudar comigo. O Conselho dela não está presente nos EUA, portanto ela não pode trabalhar como médica veterinária lá. Visto que a mudança será por no máximo um ano, e então iremos para a Costa Rica, gostaríamos de saber se há alguma oportunidade de emprego para ela no campo de veterinária, ou se há talvez algum curso que ela possa fazer enquanto estivermos lá para que ela se especialize em alguma área de Medicina Veterinária. Existe alguma possibilidade dela ganhar um salário trabalhando na Veterinária? E se houver, quais passos devemos tomar? Muito obrigado pelo seu tempo.

Há um processo bem extenso para se tornar um veterinário nos EUA, se você se formou em uma escola de veterinária estrangeira. A American Veterinary Medical Association (AVMA) possui um programa de certificação chamado Comissão Educacional para Formados em Veterinária Estrangeiros (Educational Commission for Foreign Veterinary Graduates – ECFVG). O programa é extenso, leva um bom tempo e custa muitos milhares de dólares. Ao invés de delinear todos os detalhes, irei direcionar aqueles interessados para o site oficial da ECFVG. Armando, se a sua namorada quer clinicar nos EUA, esse é o método que ela precisará usar. No entanto, se vocês vão ficar por menos de um ano aqui, o processo pode não ser completo a tempo e provavelmente não valerá a pena.

A única outra opção seria trabalhar como um técnico ou assistente veterinário. Há prós e contras para essa opção. Ela ainda poderia trabalhar na veterinária, e suas habilidades seriam diretamente aplicáveis. Há alguns problemas com isso, no entanto. Muitos locais não estariam dispostos a contratar alguém para tal posição temporária, e se eles contratassem seria provavelmentepor menor dinheiro ou autoridade do que um funcionário de longo prazo. Da mesma forma, alguns veterinários podem ficar hesitantes em contratar um veterinário com experiência neste tipo de função, e ficariam preocupados com a possibilidade da barreira profissional ser quebrada e ele começar a clinicar ilegalmente. Ou, você poderia encontrar uma situação igualmente desfavorável ao encontrar um veterinário inescrupuloso que a contratasse como técnica mas que usasse suas habilidades veterinárias. De qualquer maneira, ela precisa ter cuidado com a situação.

Eu recomendaria começar em uma empresa veterinária maior, como Banfield e VCA. Uma clínica maior, nacional possui mais experiência com esse tipo de situação, e pode oferecer maiores chances de contratar ajuda a curto prazo. Ela também pode contatar a Associação de Medicina Veterinária (VMA) do Texas para ofertas de empregos e veterinários na área de Houston.

A pergunta também traz um problema maior, o licenciamento estrangeiro. Para aqueles leitores em outras partes do mundo, não sei se seria igualmente difícil para um veterinário norte-americano para se licenciar no seu país. Já trabalhei com diversos veterinários de outros países, e sei que há uma grande reclamação da dificuldade e custo de tirar licença nos EUA se você for um estrangeiro. Por outro lado, posso enxergar o argumento da AVMA ao tentar se certificar que o padrão da medicina veterinária nos EUA permaneça alto, uma vez que nem todas as universidades possuem os mesmos rigores ou o mesmo tipo de educação dos EUA. Entretanto, ela não desencoraja pessoas altamente qualificadas de se mudar para os EUA. Há aqueles nos EUA que tem tentado mudar ou atenuar as regras para permitir que mais formados estrangeiros venham clinicar aqui.

Boa sorte para a namorada do Armando!

Traduzido e adaptado do blog A Vet’s Guide to Life.

Há muitos veterinários que pretendem abandonar a profissão, ou emigrar para outros países. Entretanto, estamos no segundo maior mercado pet do mundo, uma indústria acelerada em um país de economia acelerada. Será que vale tanto a pena largar o nosso potencial pela crise lá fora?

Invista em conhecimentos de gestão e marketing, diferencie-se e aproveite o momento favorável!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

One Response to Veterinários Estrangeiros nos EUA

  1. Nina says:

    olá!

    Moro em San Antonio, TX. Estou estudando para fazer o toefl e ingressar em uma universidade, meu desejo é cursar Medicina Veterinária, mas estou cheia de dúvidas… gostaria de saber se o curso feito aqui é reconhecido no Brasil? como é o mercado de trabalho nos estados unidos? queria saber se tem a possibilidade de ao longo da universidade já trabalhar em algum lugar? vocês tem alguma indicação de cursos? obrigada pela atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: