Pare! Porque usar mídias sociais não vai funcionar para a sua Clínica.

Por Ali-B

Recentemente tive a oportunidade de passar uma boa parte do meu tempo palestrando a veterinários que ou já estão usando mídias sociais em suas clínicas, ou estão pensando em fazê-lo. Também dirigi muitos quilômetros ao fazer isso, e ouvi  um mundo de audiobooks inspiradores, mas isso é outro post!

O que me ocorreu, e que sinto necessidade de frisar aqui, é que existem dois tipos de clínicas em que dei cursos. A diferença não é tanta nas clínicas em si, mas na maneira que o assunto “mídias sociais”, e mesmo marketing, é abordado pelos sócios e tomadores de decisões na clínica. Um desses grupos de sócios/gerentes de clínica enxerga isso como algo que precisa ser “feito e esquecido”, e como tal, eles me pedem para falar a um ou dois membros da equipe clínica ou administrativa para “explicar o que fazer, para que possam seguir em frente”; o outro grupo traz todos os integrantes da equipe, com comida e bebida, investindo tempo escutando e se involvendo, enxergando tudo como um passo importante para aprender algo potencialmente bom para a clínica.

Esse é o negócio: se você, no topo da sua clínica, não estiver interessado em “envolver-se com mídias sociais”, se você não estiver interessado em descobrir por conta própria o que é e por que é tão importante envolver a clínica, então nem incomode-se a ponto de tentar aprender e envolver sua clínica em mídias sociais!

“Mídias sociais” não é uma caixinha para checar no checklist de marketing, não é algo que você pede para um ou outro funcionário “fazer”, e não é outra forma de publicidade. Mídias sociais envolvem uma mudança cultural que precisa estar infiltrada em todos os poros da sua clínica. Trata-se de pessoas e diálogos, sobre ouvir seus clientes e oferecer a eles o que querem. É sobre comunidade, lealdade e amor. Não se trata de publicar algumas coisas no Facebook toda semana, ou tweets de suas promoções. É sobre encontrar pessoas na sua área e dialogar, ou ser útil…como uma pessoa buscando ganhar nada de uma interação, mas possivelmente formando uma nova amizade, ou ajudado alguém.

Vou falar novamente, se você não estiver disposto a envolver toda a sua clínica, oferecer tempo e encorajamento às pessoas para envolver-se em conversar com seus clientes online, então nem se preocupe, sério. No mundo de apoio online ao consumidor, isso precisa ser uma empreitada  amplamente abrangente para a equipe e uma liderança pelo exemplo, com uma pitada de marketing por cima. Se não for assim, então você periga sobrecarregar mais ainda sua equipe já sobrecarregada ao pedir que façam algo mais uma coisa nas suas longas listas, e ao não mostrar interesse pessoal você cultivará ressentimento – ao invés de construir uma equipe de funcionários que estão envolvidos porque você faz parecer tão legal que eles não imaginariam não fazer parte disso!

O seu uso de mídias sociais com sucesso depende fortemente do alto escalão acolhendo seu uso, caso contrário você terminará tendo alienado sua equipe, com a mão na cintura e sacudindo os ombros falando “bom, tentamos e não funcionou”. Assim como o Tour da França, pode parecer uma corrida de um homem só, mas é um esporte de equipe se o ciclista quiser alguma chance de atravessar as montanhas inteiro, e com mídias sociais, se a sua clínica veterinária quiser ter alguma chance em fazer uso delas eficazmente, então todos os membros da sua equipe precisam ter seu papel, e você precisa liderá-los.

Se você está preparado para fazer isso, então sua clínica e equipe se beneficiarão enormemente ao dialogar com clientes, escutá-los, e interagir com eles. Se você fizer da forma certa, você se beneficiará criando um grupo de clientes leal e propenso que louvará a sua causa e sequer sonharia em levar seus animais em outro lugar.

Até a próxima,

Ali-B

Traduzido e adaptado de InkSpot Social Media for Vets

Você acha que usar Mídias Sociais é simplesmente algo a se fazer esporadicamente? Se positivo, tente conhecer a porcentagem de seus clientes que faz uso dessas ferramentas, e procure conhecer o custo benefício – você verá que não é nem um pouco desanimador!

Sucesso!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

One Response to Pare! Porque usar mídias sociais não vai funcionar para a sua Clínica.

  1. Concordo em termos com o texto citado! As mídias sociais são ferramentas poderosíssimas na mão de quem souber administrá-las. Confesso que realmente é difícil para quem tem dificuldades, mas pode se tornar essencial para clínicas com espírito jovem e que desejem crescer com ajuda da internet. Para mim, as mídias sociais tratam-se de evolução em conceitos de marketing digital :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: