Mercado Pet cresce mais de 10% em 2012 e fatura 13 bilhões

O mercado nacional de pets encerra o ano com motivos para continuar a comemorar. A projeção de crescimento de 11, 8% em relação ao ano passado com faturamento de R$ 13,6 bilhões neste ano, ante a R$ 12,2 bilhões de 2011. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O faturamento representa 0,39% do PIB nacional, parcela expressiva, considerando, por exemplo, que os celulares representarão 0,43% até o fim do ano.

Na divisão por categorias, o setor de alimentos responde pela maior fatia do mercado com 69%. Medicamentos e acessórios representam, respectivamente, 8% e 7%. As atividades de medicina veterinária estão incluídas nos 16% gastos com “serviços”. Essa mesma categoria também inclui banho e tosa, hotéis e “pet walker” e “pet sister”.
Shih-tzuO Conselho Federal de Medicina Veterinária reconhece a importância do setor e sua expansão, porém, ressalta que quem mais se beneficia desse crescimento são as indústrias de nutrição e medicamentos. Os serviços veterinários não representam percentual significativo desse faturamento ou crescimento. De acordo com uma consultoria do setor, os serviços veterinários respondem por apenas 6% do total movimentado no setor de pets.
Por outro lado, os profissionais continuam investindo. Neste ano, o que se viu na medicina veterinária foi o crescimento no uso de técnicas, procedimentos e exames mais complexos, os quais não eram aplicados no setor com tanta frequência. Estavam restritos às universidades ou algumas clínicas de grandes centros. Essa também é uma tendência para 2013.
Mais números – De acordo com a Abinpet, o setor gera 800.000 empregos em criatórios (cães, gatos, pássaros e peixes), além de 200.000 na rede de comercialização e 24.570 na indústria. Existem no Brasil, 367 empresas no setor de “pet care” (cuidados e acessórios), 122 de alimentação e 30 ligadas a medicamentos veterinários, além de duas empresas importadoras. O Brasil é o segundo maior no mundo em população de cães (35,7 milhões) e gatos (19,8 milhões). É o quarto maior em população de animais de estimação, com 101,1 milhões de animais.

O Mercado Pet cresce a olhos vistos. E você, acompanha esse crescimento?

Sucesso!

Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: