Porque não irei (muito) em Feiras Pet este ano

Por Shand Lenim

Ao gerirmos a venda de produtos ou serviços para o mercado pet, somos naturalmente atraídos pelas feiras do nosso ramo. E, realmente, frequentar esses eventos é fantástico para reforçar os contatos com players da indústria, firmar parceiras e conhecer diversos produtos, serviços, novidades e tendências.

No entanto, após alguns anos participando das tradicionais feiras dos negócios pet, os lojistas e empresários já percebem certos padrões:

  • Algumas novidades interessantes podem estar em entrave burocrático em sua importação, ou sua introdução no mercado será gradual ou a distribuição ainda não foi bem estabelecida;
  • Muitos estandes apresentam poucas novidades e focam na distribuição de brindes e fortalecimento da marca,
  • Outros têm muitas novidades, mas um volume limitado de mercadorias.
  • Alguns produtos podem ter preços fantásticos nas feiras, mas com exigência de pedidos altos – o que talvez não compense para estabelecimentos pequenos.
  • Os seminários, normalmente bastante relevantes para o aperfeiçoamento dos profissionais do segmento, médicos veterinários e groomers, podem ser tornar um pouco repetitivos para quem está há algum tempo no mercado, especialmente para empresários.

É possível respirar novos ares então? Sim, visitando eventos de fora do circuito. Diversos conceitos “novos” podem ser velhos em outras indústrias, e altamente adaptáveis para o mercado pet – este relativamente novo e com muito a evoluir. Claro que “fora do circuito” entende-se por “feiras cujas empresas participantes tenham público em comum, ou atuação em comum, ou necessidades em comum”, critério necessário para aproveitarmos alguma coisa para o nosso campo de atuação.

Eis algumas sugestões de feiras nacionais – todas ocorrerão no Expo Center Norte em São Paulo, SP.

  • Hospitalar – 20 a 23 de maio (www.hospitalar.com) – Para aqueles interessados em equipamentos, produtos e serviços na medicina veterinária, a Hospitalar é onde estão as principais novidades médico-hospitalares lançadas no mercado nacional. A Hospitalar é uma grande fonte de know how e tecnologias talvez não tão antigas na medicina humana, mas ainda pouco exploradas no meio veterinário de animais de companhia.
  • HSM ExpoManagement – 3 a 5 de novembro (www.hsm.com.br) – O principal evento nacional de administração e marketing aberto ao público, reúne alguns dos principais nomes da esfera nacional e internacional do meio empresarial. Não é apenas um evento de palestras, mas especialmente de networking. Empresários do mercado pet podem aprender muito com os profissionais desta feira!
  • ABF Expo – 04 a 07 de junho (www.portaldofranchising.com.br) – Franquias buscando franqueadores, lançamento de franquias novas e infinitas opções. Se o seu objetivo é construir um império, o caminho das franquias pode ser uma opção não apenas interessante mas necessária. É uma feira para “abrir olhos” sobre possibilidades de mercado inexploradas e como é feito o franqueamento em outros ramos.

É claro que estarei nas principais feiras pet desse ano – o título deste artigo não busca desencorajar os frequentadores de feiras pet, e sim provocar uma reflexão sobre as possibilidades de networking – mas dedicarei uma parte considerável da minha atenção a outras feiras com um olho na inovação e outro nas possibilidades do mercado pet. Para os empresários, sugiro o mesmo!

Shand Lenim é empresário, médico veterinário, consultor e palestrante, e dirige o site Animal Marketing

Anúncios

Sobre Animal Marketing
Animal Marketing é uma central de informações, eventos e recursos sobre gestão e marketing no Mercado Pet, e mais especificamente, na Clínica Veterinária de Animais de Companhia no Brasil. Entre em contato conosco! animal.mkt@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: